NOTÍCIAS
Voltar

Onde fazer trilhas em Blumenau (SC)



É mais que uma simples caminhada. É caminhar em um piso não asfaltado, irregular, em um lugar sempre mais fresco, sem ruído de mundo urbano e onde a poluição visual é substituída por uma quantidade de verde que parece não ter fim. Mais do que um exercício para o corpo, as trilhas na mata são um exercício para a mente e podem deixar um passeio feito no seu próprio bairro com cara de viagem.

Frederico André Deeke, 28 anos, formado em Educação Física, acredita que sem as trilhas a pé que pratica toda semana se renderia mais facilmente ao estresse.

- A trilha traz este contato com a natureza. Os sons, os cheiros e até a temperatura são diferentes - explica Deeke.

Para ele, a região tem ótima vocação para a trilha, mas ainda falta uma cultura que a torne mais praticada. Para quem quer iniciar-se nas experiências pela mata, alguns cuidados são imprescindíveis. A sugestão de Deeke é começar pelo Parque Natural Municipal São Francisco de Assis - está no Centro de Blumenau, tem trilhas curtas e pouco íngremes. Cercar-se de informações e levar o equipamento adequado também é indispensável - e ajuda a fugir do mico de quem se aventura a fazer trilha de chinelo.

O monitor de esporte de aventura Marcos Alexandre Maba, 23 anos, costuma monitorar as trilhas praticadas pelo Grupo de Canoagem Amigo das Águas, de Gaspar, e alerta para algumas precauções aos novatos.

- A gente indica que se faça a trilha conhecendo bem a atividade ou com monitor. O ritmo também é importante, tem que saber economizar energia - aconselha Maba.

Ao entrar na mata, não vale cuidar só de si. As trilhas, muitas vezes praticadas em parques naturais, não podem ser invasivas. Para minimizar o impacto na natureza, não tire plantas do local, procure urinar longe de fontes de água e recolha os resíduos produzidos durante o passeio - sim, ainda tem gente que "esquece" lixo em plena mata virgem.

- Tem que ter muito respeito com o local. Não pode quebrar galhos e não pode levar nada dali nem deixar algo no lugar. Deixe no máximo suas pegadas - ensina Maba.

(
mariana.furlan@santa.com.br )

Algumas trilhas na região
Parque Natural Municipal São Francisco de Assis
- Quatro trilhas com sinalização
- Rua Ingo Hering, s/nº, Centro, Blumenau (fundos do Shopping Neumarkt). Informações: 3222-2137 e www.blumenau.sc.gov.br/faema.
Parque das Nascentes
- Oferece oito trilhas de diferentes extensões e níveis de dificuldade
- Rua Progresso, 167, Garcia, Blumenau. Informações: 3335-1863 e http://www.parquedasnascentes.org.br/.
Parque Ecológico Spitzkopf
- Tem três trilhas - uma delas leva ao topo do Spitzkopf, a 940 metros de altitude
- Rua Bruno Schreiber, 3777, Progresso, Blumenau. Informações: 3336-5422 e http://www.spitzkopf.com.br/
Parque Botânico Morro do Baú
- São duas trilhas, a principal, de mais de 4km, leva até o topo do morro
- Estrada Geral Alto Baú, s/nº, Ilhota (acesso pela BR-470). Informações: 3343-1188
Prepare-se
- Busque informações sobre o lugar, as dificuldades e os animais encontrados
- Não vá sozinho, procure formar um grupo de pelo menos três pessoas
- As primeiras horas da manhã são as melhores para a prática
- Não saia da trilha
- Se chover, não vá
- Fazer trilha à noite, só com Lua cheia e para quem conhece o local
- Calce bota ou tênis já amaciados
- Ao caminhar na trilha, faça o movimento de olhar sempre para cima e para baixo
- Leve frutas ou barras de cereal, protetor solar, boné, repelente, relógio, material para curativo, capa de chuva, canivete e água (procure não beber água do local)
Caminhada ecológica
Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, a Acaprena vai promover a Caminhada Ecológica no Parque Nacional da Serra do Itajaí (Parque das Nascentes), em Blumenau. A caminhada será sábado, das 8h às 17h. O valor varia de R$ 15 a R$ 20. Informações: 3321-0434.



Confira dicas e lugares para fazer trilhas
Jornal de Santa Catarina