NOTÍCIAS
Voltar

Blumenau comemora data com 65% de mata nativa



Na semana em que é comemorada o Dia Mundial do Meio Ambiente, Blumenau tem muito que comemorar. A cidade possui mais de 65% do território coberto por mata nativa. São 10 mil hectares – equivalente a 10 mil campos de futebol - distribuídos em nove unidades de conservação.

Blumenau caminha contra a tendência do Estado. Segundo relatório divulgado na semana passada pela Fundação S.O.S. Mata Atlântica, Santa Catarina foi apontada como o estado que mais devastou a vegetação nativa no Brasil. Entre 2000 e 2005, foi desmatada uma área de 45,5 mil hectares.

“Blumenau é uma ilha dentro de Santa Catarina e acredito que isso se deve à conscientização da população”, elogia o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), Jorge Müller. Não à toa, Blumenau possui a primeira fundação municipal na área do Estado, e uma das primeiras do Brasil, criada há 31 anos.

Bons exemplos

Além da vasta programação da Semana de Meio Ambiente entre os dias 2 a 8 de junho, realizada pela Faema, diversas entidades buscam contribuir para com o meio ambiente, paralelamente.

A Escola Básica Júlia Lopes de Almeida, por exemplo - além das palestras e seminários temáticos –, fez um manifesto na praça da Figueira com cartazes e um teatro de uma das turmas. Nesta quarta (4), alunos da escola vão promover uma arrumação da praça Guilherme Krummenauer e na escadaria da Rua Venezuela. As atividades envolvem a participação dos 240 alunos da instituição.

Dentre as opções para os mais aventureiros, que gostam de ver a natureza de perto, a Associação Catarinense de Preservação à Natureza (Acaprena) promove uma caminhada ecológica no Parque Nacional da Serra do Itajaí, no sábado (7). A saída é na frente da escadaria do Bloco A da Furb, às 6h e retorno é às 19h. Mais informações no site www.acaprena.org.br .

Dia-a-dia

Não apenas nessa semana, mas durante todo o ano, empresas blumenauenses fazem da responsabilidade ambiental um dos pilares da administração. Gestão de resíduos, diminuição no consumo de energia ou papel são pequenas ações diárias que fazem grande diferença no futuro. É o caso do mercado Cooper Hering, que possui o programa Bairro Limpo, onde o cliente pode trocar lixo reciclável por vale compras.

“Um dos princípios do cooperativismo é o interesse pela comunidade. Esse projeto surgiu em 2003 para promover a consciência ambiental nos bairros onde a Cooper está instalada. E hoje, além do lixo reciclável, passamos a recolher o óleo de cozinha e a utilizar a sacola ecológica”, explica a supervisora de marketing, Regina Eberle.

Programação

A programação oficial da Semana de Meio Ambiente acontece até domingo (8) em diversos espaços da cidade. Mais informações na própria Faema ou na sede, na rua Doutor Amadeu da Luz, 241, Centro, telefone 3037-6811. O horário de atendimento à população é das 8 às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Santa Catarina inicia plano de gestão integrada de resíduos sólidos

A Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente, lança durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente o Plano de Gestão Integrada e Associada de Resíduos Sólidos para Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Ceará, Tocantins, Acre, Amazonas e Pará.

O objetivo dos planos é o de construir um ambiente adequado para que os estados possam buscar uma linha de financiamento que garanta a construção de seus aterros sanitários. Outros estados brasileiros já vêm implementando a gestão integrada dos resíduos sólidos e, até 2009, todos os estados da Federação devem estar atuando com seus planos de gestão integrada.

A gestão integrada e associada tem por base a consolidação de uma cultura de planejamento estratégico integrado, com implementação, monitoramento e avaliação dos processos, garantindo que estejam em consonância com a legislação e com as políticas de desenvolvimento econômico e de uso e conservação dos recursos naturais.

A data no mundo

A importância desse dia tem precedentes. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século 18. Porém, foi ainda no século 19 que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.

Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.

Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra. As mais sérias promessas têm sido feitas, que vão do be-a-bá ao estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econômico, visando conseguir a vida sustentável no planeta.


Folha de Blumenau