NOTÍCIAS
Voltar

Ministro anuncia criação de três novas reservas ambientais



Durante a comissão geral sobre o meio ambiente e a Amazônia, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou a criação de três novas reservas ambientais na Amazônia, totalizando 2,6 milhões de hectares. São elas: reserva extrativista do Médio Xingu, a reserva extrativista de Ituxi e o parque nacional do Mapinguari, todas na Amazônia.

O ministro afirmou que o projeto de Lei de Mudanças Climáticas já foi enviado ao Parlamento e que a proibição de extração do mogno foi prorrogada indefinidamente.

Além disso, ele lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a criação de um grupo de trabalho para formatar o Fundo Amazônia, de preservação da floresta.

Minc expressou a expectativa do ministério de concluir até 2009 o ZEE (Zoneamento Econômico e Ecológico) da Amazônia, com regras claras que valham para todos, e pediu a atenção dos parlamentares para o projeto de criação da Guarda Nacional Ambiental, que ainda será enviado ao Congresso pelo governo.

Minc defendeu a combinação entre o desenvolvimento econômico e social com a preservação ambiental.

Clima - De acordo com o Ambiente, o projeto de lei sobre mudanças do clima fixa objetivos, princípios, diretrizes e instrumentos e norteará o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, bem como outros planos, programas, projetos e ações relacionados, direta ou indiretamente, à mudança do clima, que sejam implementados nos três níveis da federação.


Folha Online