NOTÍCIAS
Voltar

Pingüins sujos de óleo aparecem em praias de SC



Mais de 50 pingüins sujos de óleo apareceram nas praias de Florianópolis desde o último domingo, dia 24 de agosto. A Polícia Militar Ambiental não conseguiu encontrar a mancha de óleo nem descobrir a origem do vazamento.

Dos 50 pingüins, 12 são filhotes. Os animais estão bastante sujos e fracos.

“A água entra na pena do animal, ele fica encharcado, fica mais pesado, não consegue nadar direito, não consegue manter a temperatura corporal e começa a ter hipotermia”, disse a veterinária voluntária Cristiane Kolesnikovas.

Durante o inverno, é comum os pingüins da Patagônia aparecerem no litoral catarinense. Os animais atingidos pelo óleo estão sendo identificados para controle de peso e medicação. Os pingüins só devem voltar para o mar depois de 15 dias de tratamento.

Policiais procuram óleo - Para tentar identificar a origem do óleo, os policiais chegaram a fazer um sobrevôo na região da costa de Florianópolis, mas nada foi encontrado. Eles já consideram a situação como crime ambiental. Por isso, a polícia pede que as pessoas denunciem caso tenham visto manchas de óleo no litoral.

“A gente está pedindo a quem viu alguma coisa diferente, como um barco grande de pesca parado em determinado local e uma mancha de óleo, ou alguém jogando no barco alguma coisa que parecia óleo, que denuncie. É uma denúncia anônima”, disse o sargento Marcelo Duarte, da Polícia Ambiental.

A Polícia Ambiental também pede a ajuda de voluntários para recuperar os animais. “São três refeições por dia, mais a limpeza e óleo”, disse Duarte.

O telefone de contato da Polícia Ambiental é o (48) 3269-7111.


G1