NOTÍCIAS
Voltar

Natureza amputada



Blumenau - A placa fixada em frente à árvore identifica: "Meu nome é feijão guandu. For favor não me corte". O aviso na Rua Heinrich Hosang, no Centro, é uma tentativa de reduzir uma estatística de agressão ambiental registrada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema). Em média, a entidade registra de 10 a 15 casos de denúncias de podas clandestinas por mês.

Segundo o engenheiro florestal da Faema, Elton Luiz Rodrigues, a maioria dos casos de poda ilegal de árvores ocorre quando as espécies cobrem placas ou outdoors. O presidente da Faema, Jorge Müller, explica que multa para podas ilegais de árvores pode chegar a R$ 50 mil.

A maioria das denúncias se concentra nos meses de inverno, quando a população acredita que deve podar as árvores. De acordo com a Faema, a prática só deve ser feita quando for necessário garantir a segurança da fiação elétrica, em situações que comprometam ou ameacem a passagem de cadeirantes e pedestres ou caso interrompam a passagem de águas pluviais. Mas cada caso é analisado isoladamente pela Faema, que deve ser sempre consultada antes de qualquer poda, mesmo quando a árvore de espécie nativa estiver em propriedade particular.

- A poda é sempre um trauma para a árvore. Esta é uma prática a ser abolida - considera Müller.

Quando necessárias, as podas são feitas pela Faema em conjunto com a Diretoria de Serviços Urbanos (DSU) e Celesc, quando as árvores interferem na fiação elétrica (confira a tabela).

Voluntário se dedica à defesa do meio ambiente

A luta em defesa do aumento da cobertura vegetal em Blumenau tem um voluntário especial. Aos 67 anos, o aposentado Miroval Galvão fez da causa uma bandeira pessoal. O baiano que mora em Blumenau desde 1994 plantou oito espécies de árvores na Rua Heinrich Hosang. Ele lamenta que nenhuma delas tenha resistido às agressões.

( magali.moser@santa.com.br )

Sobre a poda de árvores
- Como solicitar o serviço de poda?
A solicitação e as denúncias de podas irregulares podem ser feita por telefone:
Ouvidoria: 156
Faema: 3037-6811
- Em quais casos posso solicitar o serviço?
A poda de árvores é aplicada para adequar a vegetação arbórea aos
locais públicos. Essa prática pode ser feita em casos específicos:
Poda de formação: para conferir uma forma adequada à árvore no seu desenvolvimento.
Poda de limpeza: a fim de eliminar ramos doentes, parasitas, galhos danificados.
Poda de emergência: com a intenção de retirar galhos que colocam em risco a segurança das pessoas
Poda de adequação: para adequar o desenvolvimento da árvore aos espaços, edificações ou equipamentos urbanos.
- Árvores cortadas de forma inadequada podem causar que tipo de problemas?
O confronto de árvores inadequadas com equipamentos urbanos pode provocar problemas na fiação elétrica, encanamentos, calhas, muros e postes, além de impedimentos na sinalização de trânsito ou riscos de tombamento.
- Quais cuidados se deve ter para executar uma boa poda?
Deve ser feita para facilitar a cicatrização do corte. A poda sempre deve ser feita por profissional treinado, com equipamentos adequados.



Jornal de Santa Catarina